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SEAC promove curso de Encarregado de Limpeza Institucional entre o dia 01 a 06 de dezembro de 2014.
CAPÍTULO I - INTERAÇÃO PESSOAL, 5
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1 – ENCARREGADO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA, 5 1.1 – Dos serviços, 5 1.2 – Da equipe, 5 1.3 – Dos materiais e equipamentos, 5 1.4 – Das suas chefias imediatas,6 1.5 – Da sua imagem pessoal, 6 1.6 – Da sua imagem profissional, 6 2 – SUPERVISOR DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA , 7 2.1 – Habilidades e competências para o cargo de Supervisor, 7 2.2 – A evolução nos serviços de Conservação e Limpeza, 8 2.3 – O mercado e a nova exigência profissional, 8 2.4 – A busca e a permanência no mercado, 9 3 – A SELEÇÃO DE CANDIDATOS, 9 3.1 – Como enfrentar uma entrevista para emprego, 10 3.1.1 – Como se vestir para uma entrevista, 10 3.1.2 – Antes do encontro com o entrevistador...11 3.1.3 – Durante a entrevista, 12 3.1.4 – Teste prático, 12 3.1.5 – Documentos necessários para admissão, 12 4 – O PROCESSO DA INTEGRAÇÃO FUCIONAL E SUA IMPORTÃNCIA, 13 4.1 – O que é Terceirização? 15 4.2 – Princípios das relações de trabalho, 17 5 – PADRONIZAÇÃO DE SERVIÇOS – Orientações gerais para a equipe, 18 5.1 – Uniformização18 5.1.1 – Objetivos do uniforme de trabalho, 18 5.1.2 – Cuidados especiais com o uniforme, 19 5.2 – Higiene Pessoal, 19 6 – TRABALHO EM EQUIPE, 21 6.1 – Qual a importância do trabalho em equipe? 22 6.2 – Como proceder com espírito de equipe? 22 6.3 – Características de uma equipe madura, 23 7 – ÉTICA E VALORES NO TRABALHO, 23 7.1 – Situações que nunca devem ocorrer no seu local de trabalho, 24 7.2 – Atribuições da equipe de limpeza, 25 7.3 – Normas Gerais Disciplinares do Serviço de Limpeza – Institucional e Hospitalar, 25 Declaração Pessoal de Objetivos, 26 Revisão do Capítulo 1
CAPÍTULO 2 – TÉCNICAS D ATENDIMENTO AO CLIENTE, 29
1 – ATENDIMENTO x TRATAMENTO, 29 1.2 – Atendimento = Serviço ao Cliente, 30 2 – APRESENTANDO-SE PARA ATENDE AO CLIENTE, 30 2.1 – Apresentar uma boa aparência, 2.1 2.2 – Cortesia e educação nas atitudes, 33 2.3 – Tratamento personalizado, 35 2.4 – Eficiência e Eficácia na execução de Supervisão, 36 3 – LIDANDO COM RECLAMAÇÕES, 38 3.1 – O que devemos evitar? 38 3.2 – Como lidar com clientes zangados, 38 Conclusões Reflexivas, 39 Exercícios, 40 Revisão do Capítulo 2, 41 Texto de Apoio, 42 CAPÍTULO 3 – TÉCNICAS DE LIMPEZA INSTITUCIONAL, 43 3.1 – MATERIAIS DE LIMPEZA, 44 3.1.1 – Material de consumo, 44 3.1.2 – Material Semi-Permanente, 46 3.1.3 – Material Permanente, 47 3.2 – DISPENSERES, 49 3.3 – EQUIPAMENTOS E PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´s, 50 3.4 – PRODUTOS DE LIMPEZA – Alguns potencialmente tóxicos, 51 3.5 – PROCEDIMENTOS E TÉCNICA DE LIMPEZ EM AMBIENTES, 53 3.6 – PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE LIMPEZA EM SUPERFÍCIES, 64 3.6.1 – Como fazer a limpeza externa do computador, 64 3.6.2 – Limpeza de esquadrias de alumínio, 65 3.6.3 – Como limpar e conservar materiais e superfícies de aço inox, 65 3.6.4 – Como limpar azulejos, 66 3.6.5 – Como conservar o carpete, 66 3.6.6 – Limpeza de couro, 67 3.7 – LIMPEZA, LAVAGEM E MANUTENÇÃO DE PISOS – Orientações gerais, 67 3.7.1 – Orientações gerais para o manuseio de enceradeiras de uso profissional, 68 3.7.2 – Limpeza de Porcelanato, Cerâmica Vitrificada, Granito e Mármore “Polidos”, 3.7.3 – Ardósia – Arenito – Quartzito – Courodur – Granito e Mármore – “Não Polidos”6 699 3.7.4 – Paviflex (Piso Vinílico), 70 3.7.5 – Plurigoma – Vulapiso (Pisos de Borracha) 3.7.6 – Pisos de Madeira – Pisos Laminado de Madeira 3.8 – COMO SE RELACIONAR DE MODO EFICAZ COM A SUA EQUIPE E AS CHEFIAS, 71 3.8.1 – Comunicação Interdepartamental, 71 3.8.2 – Programa de limpeza e cronograma de serviços, 72 Exercícios, 76 Revisão do Capítulo 3, 77 Texto e Apoio, 78
CAPÍTULO 4 – TÉCNICAS DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR, 79 4.1 – RISCOS NO AMBIENTE HOSPITALAR, 80 4.2 – COMO GARANTIR UMA LIMPEZA EFICIENTE, 80 4.2.1 – Quem são os microorganismos?, 81 4.2.2 – Onde os microorganismos moram?, 81 4.2.3 – Como os microrganismos se multiplicam?, 81 4.3 – CONTROLE DE INFECAÇÃO HOSPITALAR – CCIH e SCIH, 82 4.3.1 – Fonte de infecção relacionadas ao ambiente, 82 4.4 – FUNDAMENTOS PARA O SERVIÇO DE HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR, 83 4.4.1 – Preparo pessoal do profissional de higienização, 83 4.4.2 – Técnicas de lavagem das mãos, 84 4.4.3 – Uso de luvas de proteção, 84 4.4.4 – Uso de Equipamentos de Proteção Individual, 84 4.4.5 – Conceitos de limpeza na higienização hospitalar, 84 4.4.6 – Regras básicas para limpeza e desinfecção, 86 4.4.7 – Métodos de descontaminação e desinfecção – sangue e secreções, 86 4.5 – CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS E ARTIGOS HOSPITALARES, 89 4.5.1 – Classificação das Áreas Hospitalares, 89 4.5.2 – Classificação dos Artigos Hospitalares, 89 4.6 – PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA NAS ÁREAS HOSPITALARES, 90 4.6.1 – Procedimentos de limpeza – Áreas Semi-Críticas, 9 4.6.2 – Procedimento de limpeza – Áreas Críticas, 92 4.7 – FREQUÊNCIA DA LIMPEZA NAS ÁREAS HOSPITALAES, 94 4.8 – COLETA E TRANSPORTE DE LIXO, 97 4.9 – PRECAUÇÕES NO USO E DILUIÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA, 97 4.9.1 – Cuidados no manuseio,97 4.9.2 – Diluindo corretamente, 98 4.9.3 – Características ideais de um desinfetante, 98 4.9.4 –Alguns produtos usados na higienização e suas características, 98 4.10 – LAVANDERIA HOSPITALAR, 99 Exercícios, 100 Revisão do Capítulo 4, 102
CAPÍTULO 5 – NOÇÕES DE TRATAMENTO DE PISO, 103
5.1 – EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS,103 5.2 – INSTRUÇÕES PARA O USO DOS DISCOS EM LAVAGENS, 104 5.3 – PROCESSOS DE LIMPEZA E TRATAMENTO DE PISOS, 105 5.4 – PROBLEMAS MAIS COMUNS NO TRATAMENTO DE PISOS, 109 Exercícios, 109 Revisão do Capítulo 5, 110 Revisão de Acompanhamento, 111
CAPÍTULO 6 – NOÇÕES DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS, 113
6.1 – Admissão de pessoal, 113 6.2 – Contra Cheque – peculiaridades 7. Descontos, 115 7.1 – Desconto do Descanso Semanal Remunerado – DSR,115 7.2 – Vale-transporte, 115 7.3 – INSS, 115 7.4 – Alimentação, 115 7.5 – Contribuição sindical, 115 7.6 – Contribuição Assistencial e/ou Confederativa, 115 7.7 – Faltas e Atrasos, 116 7.8 – Faltas – interferência no 13º salário, 115 8 – Atestados médicos, 116 6.3 - 13º SALÁRIO 6.4 – FÉRIAS, 117 6.5 – SALÁRIO-FAMÍLIA 6.6 – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, 118 6.7 – Programa de Integração Social – PIS, 118 6.8 – Seguro-Desemprego, 118 6.9 – Rescisão do Contrato de Trabalho118 6.10 – Aviso Prévio, 124 6.11 – Exames, 124 6.12 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, 124 6.13 – Atestado de Saúde Médico Ocupacional – ASO, 125 6.14 – Direitos e Garantias Constitucionais, 125
CAPÍTULO 7 – COMO DELEGAR TAREFAS, 127
3.1 – Por que Delegar?, 128 3.2 – Como identificar obstáculos, 128 3.3 – A busca da Eficiência, 129 3.4 – As tarefas não-delegáveis, 131 3.5 – Como obter o comprometimento, 1132 3.6 – Como minimizar riscos, 134 3.7 – Como Crescer com a Delegação, 134 Exercícios, 135 Revisão do Capítulo7, 136 Teste de Habilidades, 137 Palavra Final: Agora é com você!, 139 Anexo I – Técnicas para a limpeza das mãos, 142 Anexo II – Equipamentos de Proteção Individual – EPI, 143 Anexo III – Luvas Estéreis e de Procedimentos, 144 Anexo IV – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, 145 Anexo V – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, 146 Anexo VI – Agentes infecciosos e suas doenças transmissíveis, 147 Anexo VII – Produtos químicos de limpeza – Diluição para uso profissional, 148 Anexo VIII – Dicionário, 149 Referências Bibliográficas - 150
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